Curiosidades do mundo do Papelão
Uma curiosidade fascinante é que, apesar da China ser o berço do papel e do papelão (há mais de 3.000 anos), a invenção do papelão ondulado, amplamente usado em embalagens, é mais recente, tendo sido patenteada no Reino Unido em 1856 e usada para caixas comercialmente a partir de 1817. Além disso, o papelão é o tipo de embalagem mais reciclado do mundo, sendo que apenas uma tonelada de papelão ondulado reciclado poupa 17 árvores, 4.000 kWh de eletricidade e 7.000 litros de água.

 

Origem e evolução

•        China: O uso de folhas de casca de amoreira para preservar alimentos no século I da dinastia Han é um dos primeiros registros de papelão, considerado o ancestral das embalagens modernas.

•        Europa: Em 1817, a primeira caixa de papelão comercial foi produzida na Europa, e em 1871, o papelão ondulado foi inventado em Nova Iorque.

Sustentabilidade e impacto ambiental

•        Alta taxa de reciclagem: Cerca de 85% das caixas de papelão são recicladas mundialmente, o que demonstra a preocupação com a sustentabilidade e a redução de resíduos no setor.

•        Economia de recursos: A reciclagem de uma tonelada de papelão ondulado economiza 17 árvores, 4.000 kWh de eletricidade, 100 litros de óleo e 7.000 litros de água, o que é um benefício ambiental muito grande.

Importância no comércio moderno

•        Comércio eletrônico: Mais de 95% dos produtos comprados online são enviados em caixas de papelão, tornando a indústria de caixas um pilar do comércio eletrônico.

•        Setor industrial: As caixas de papelão são usadas para o transporte de diversos produtos, desde alimentos e eletrônicos até artigos industriais.